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" Força e dignidade são os seus vestidos; Ela sorri diante do futuro"

Pv 31:25

Como manter a Autoestima elevada?

Manter a autoestima elevada não é apenas essencial para obtermos sucesso como também é um dos meios de se ter uma vida saudável física e psiquicamente. Autoestima elevada é sinônimo de felicidade, superação de desafios e de relacionamentos saudáveis.

 

 

 

Mas o que significa manter a autoestima elevada?

 

Sim, é necessário se amar profundamente e de verdade, porém sem arrogância, orgulho ou vaidade. Acredite! Não há nada de errado em se amar de maneira honesta e se aceitar do jeitinho que você é. Amar a si mesmo é se considerar digno do melhor, é fortalecer o respeito próprio e dar a si mesmo o direito de ser feliz.

 

Manter a autoestima elevada é saber que independente do que aconteça em nossa vida ou das situações que precisam ser enfrentadas, ainda podemos contar com nós mesmas. É ter consciência de que não somos mais do que ninguém, mas que somos importantes e que nossos defeitos e qualidades fazem parte da nossa essência e devem ser conhecidos, avaliados e aceitos.

 

A autoestima elevada também diz respeito a lutar todos os dias para sermos quem somos e entendermos que merecemos respeito. É saber que  podemos nos orgulhar da nossa essência e da identidade que construímos a cada dia.

 

Quais os benefícios de manter a autoestima elevada?

 

As pessoas que buscam manter a autoestima elevada sabem que existem inúmeros benefícios e vantagens em cultivar o amor próprio: superação de desafios diários, eficiência na hora de fazer seu trabalho, confiança nas suas habilidades,  relacionamentos saudáveis, entre muitas outras vantagens.

 

Cada um de nós deve trilhar seu próprio caminho e descobrir maneiras de se amar cada vez mais. Esta é uma jornada individual. No entanto, existem alguns passos que podem facilitar a descoberta dessa pessoa especial que você é.

 

Como manter a autoestima elevada?

 

DESCUBRA O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER

Pense naquelas atividades que te dão prazer e comece a praticá-las. Resgate antigas atividades apaixonantes, invista em atividades que você nunca fez, mas que sempre teve vontade.

 

COMECE COM PEQUENOS PASSOS

Quais ações você consegue fazer imediatamente para demonstrar que é capaz de atingir metas? Por exemplo, limpe a sua mesa, faça uma caminhada, organize suas contas, elabore uma lista de compras.

 

SOCIALIZE

Saia de casa, convide uma amiga para um chá ou mande uma mensagem para aquela amiga que mora longe. A convivência com os outros pode nos enriquecer e nos ajudar em momentos que nos sentimos sem saída.

 

DESAFIE-SE

Quanto mais você se propuser a fazer algumas coisas que a assustam ou que você sente dificuldade, menos preocupantes essas situações parecerão no futuro. Cada vez que você se propuser a enfrentar desafios, mais preparada você se sentirá em novas situações.

 

FAÇA ALGO EM QUE SEJA BOA

No que você especialmente é boa? Fazer coisas em que você é boa regularmente reforça a crença nas suas qualidades e pontos fortes. Proponha-se a fazer aquilo que faz bem e que você gosta. Reforce-se e elogie-se. 

 

MOTIVE-SE

Leia algo inspirador, ouça uma música animada, converse com alguém cheio de energia. Procure algo que a motive ser melhor. Perceba quais atividades te deixam cheio de vigor. Acordar cedo?  Fazer exercícios? Colocar aquela roupa preferida? Não importa se são coisas grandes ou pequenas, o que importa é que você encontre atividades que te coloquem para cima.

 

DEFINA METAS E CRIE UM PLANO

Ao definir metas claras, práticas e mensuráveis, temos um alvo em direção ao qual podemos nos movimentar. Quando tomamos medidas para alcançar esses objetivos fortalecemos nossa confiança em nós mesmas e, consequentemente, nossa autoestima se mantém elevada.

 

MEXA-SE

Pratique alguma atividade física: caminhe, corra, dance, pule! Além de contribuir para seu condicionamento físico, os exercícios proporcionam a produção de hormônios como a Serotonina, Endorfina, Dopamina e Noradrenalina, responsáveis pelo controle do stress e da ansiedade, regulação do humor, promoção de prazer e bem-estar, entre outros.

 

AME-SE

Por fim, ame sua própria companhia e fortaleça seus recursos emocionais para se manter revitalizada diante de problemas, desafios e frustrações. Lembre-se de que tudo que focamos expande, então, porque não focar em soluções?

 

 Daniela Knapp Vargas

Psicóloga Clínica e Coach

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