© 2015 por Realmente Mulher

" Força e dignidade são os seus vestidos; Ela sorri diante do futuro"

Pv 31:25

Como ter saúde emocional?

25/08/2017

Vivemos em meio a um apelo muito forte sobre a nossa saúde física. Hoje tudo o que é fitness está na moda. Assistimos programas nos variados meios de comunicação sobre o assunto e a indústria alimentícia se voltando cada vez mais para a saúde do corpo. Mas a minha pergunta é: e a saúde emocional? Pouco tem se falado sobre estarmos completamente em paz a respeito do que somos.

 

Mas o que é a saúde emocional? Podemos definir a saúde emocional como "sentir-se em paz em relação ao seu passado, presente e futuro". É saber quem você é, o que faz e para onde vai, sentindo-se bem com você mesmo e com as pessoas que estão ao seu redor.

Muitas pessoas vivem desiludidas em relação a sua saúde emocional, pensando que já fizeram de tudo para tê-la. E acredite, muitas pessoas já fizeram mesmo!

 

Mas o fato é que não existe uma fórmula mágica para se atingir a saúde emocional e talvez nossa mente esteja muito condicionada a pensar que precisamos realmente de algo rápido, indolor e eficaz para esquecermos o passado e prosseguirmos. Como se existisse um remédio que ao ser tomado você se transformasse em uma nova pessoa. Sim! Muitas pessoas me pedem isso no consultório: "Será que não há uma maneira de desligar isso da minha mente? Um botão? Uma fórmula? Algo mais profundo?"

 

E a resposta é frustrante:  "Não, não existe!" É necessário desconstruir percepções, significados e conceitos que alimentamos durante a nossa vida toda para construir um novo caminho e essa jornada pode ser muito longa e muitas vezes dolorida.

 

 Para se atingir a saúde emocional é necessário alimentar as emoções e a mente de forma adequada, assim como alimentamos o nosso corpo para que ele seja saudável. Assim como é difícil fazer uma reeducação alimentar, assim também é difícil reeducar as nossas emoções.

 

Mas tenho uma boa notícia! A saúde emocional não é algo inatingível e os benefícios dessa jornada são inúmeros. Você sabia que pesquisas apontam que pessoas que tem saúde emocional são mais criativas, generosas e autoconfiantes? Além disso apresentam maior produtividade e qualidade de vida. São pessoas mais resilientes e desfrutam de uma saúde física melhor, tendo maior longevidade. Não é maravilhoso?

 

Mas afinal de contas como posso ter saúde emocional? Durante anos a psicologia positiva estudou as pessoas felizes, chegaram a conclusão que existem alguns itens essenciais a serem praticados por aquelas pessoas que querem alcançar a felicidade, são eles:

 

  • Acabe com pensamentos limitantes

  • Olhe o copo sempre meio cheio - gratidão

  • Cultive emoções positivas: paz, inspiração, prazer

  • Cultive relacionamentos positivos

  • Tenha significado e propósito de vida

  • Realize e conquiste seus objetivos

 

Como alcançar todos esses itens? Através de uma jornada de autoconhecimento. Saber sobre si mesmo é o melhor caminho para cultivar emoções positivas, relacionamentos saudáveis, significado, propósito de vida e de futuro.  Por isso a dica é sempre olhe para dentro de si! Não adie a busca de ajuda quando desconfiar que algo não está bem com suas emoções, fortaleça sua autoestima e invista em você sempre.

 

 

 

Daniela Knapp Vargas

Psicóloga Clínica e Coach de Mulheres

CRP 08/16950

Atendimento presencial em Curitiba PR

Agendamento de consulta: (41) 9 9944-9346

Site: www.realmentemulher.com.br

Facebook: www.facebook.com/realmentemulher

Instagram: Psicóloga Daniela Knapp

E-mail: psicologadanielaknapp@gmail.com

 

Please reload