© 2015 por Realmente Mulher

" Força e dignidade são os seus vestidos; Ela sorri diante do futuro"

Pv 31:25

Festas de final de ano e conflitos familiares: Como conciliar?

12/12/2016

 

Muitas festas, muitas comemorações e muitas celebrações. Sim! Essa época do ano sempre desperta  muitas emoções. É fato que o natal e ano novo são datas marcadas pela comemoração em família. Mas o que fazer se na família existem muitos desentendimentos?

 

Sim, no mundo real famílias perfeitas não existem. É verdade que algumas famílias são mais funcionais que as outras, ou seja, existem famílias que aprendem, crescem e movimentam-se de forma coerente com o seu contexto e todos os membros se esforçam para superar as dificuldades. Mas por mais funcional que uma família seja, ainda assim os conflitos são, muitas vezes, inevitáveis.

 

E como agir nas reuniões familiares em meio a tantos conflitos? Algumas pessoas pensam inclusive que o melhor seria o isolamento, mas essa não é uma boa alternativa, uma vez que a solidão traz mais sofrimento do que o enfrentamento da situação. Lembre-se que conflitos são normais e que se gerenciados não chegam a tomar proporções que atrapalhem as comemorações em família.

 

É hora de encarar a realidade e superar os conflitos existentes. Não dá pra disfarçar, é preciso resolver. Confira algumas dicas para evitar situações difíceis e passar as festas em um clima agradável, sem maiores problemas.

 

  • Pense antes de agir

 

É inevitável que surja algum estresse nas comemorações do fim de ano, as reuniões acabam se tornando ocasiões perfeitas para o ressurgimento de velhas mágoas. Caso alguém faça algum comentário inconveniente tente não responder na hora. Palavras ditas sem pensar podem trazer futuros arrependimentos, por isso tenha alguns segundos de reflexão antes de reagir, esse tempo pode ser suficiente para evitar brigas.

 

  • Esclareça mal-entendidos

 

A grande maioria dos conflitos surge por falta de comunicação entre a família. É assim que as mágoas se instauram. Tirar um tempo para esclarecer melhor as coisas e resolver contendas através de um diálogo sincero é a melhor alternativa.  Busque ouvir o outro da e afetiva, focando sempre o respeito e o perdão. Não resolva situações difíceis na hora das festas, procure acertar os desentendimentos semanas ou dias antes.

 

  • Reveja sua posição

 

É imprescindível que você faça uma auto reflexão e se permita perguntar sinceramente: "No que eu posso ter contribuído para esse desentendimento? Será que eu poderia ter agido diferente?" Muitas vezes o orgulho impede que se reconheça a responsabilidade no problema e a tendência é sempre culpar o outro. Se o conflito está perdurando é sinal que ambos estão alimentando a briga, portanto você pode ter atitudes que amenizem o problema.

 

  • Não discuta sobre assuntos polêmicos

 

Jantares e comemorações muitas vezes não sobrevivem a certos assuntos,  como: divergências políticas, religião, futebol, entre muitos outros. Existem temas que podem trazer um clima desagradável aos encontros familiares e devem ser evitados nessas datas. Existem muitas outras coisas interessantes para se conversar.

 

  • Seja gentil

 

A gentileza deve sempre estar presente independente de qualquer situação complicada. Jamais seja mal educado ou rude, mesmo que você tenha chegado a conclusão de que o melhor é dar um tempo no relacionamento com aquele parente. Evite comentários negativos e fofocas.

 

  • Supere mágoas através do perdão

 

Perdoar, talvez seja uma das escolhas mais inteligentes que uma pessoa pode fazer.  A maioria das vezes é uma decisão difícil e necessita de uma certa elaboração para ser praticada. Porém, por mais difícil que possa parecer é possível e traz uma série de benefícios incontáveis para aquele que toma essa decisão. Perdoar é não deixar que as feridas o afete de forma que você não consiga prosseguir.

 

Quando entendemos que não se deve andar pela vida levando uma bagagem de mágoas desnecessárias tudo fica mais fácil. Quem perdoa anda leve, resgata pedaços de si que estavam ligados a outra pessoa e se desprende do passado, conseguindo retomar seu olhar para o futuro. Entender o perdão facilita a superação de mágoas e ameniza o desconforto dos encontros inevitáveis.

 

  • Comemore

 

É muito desagradável quando conflitos entre familiares tomam proporções tão grandes que comprometem o bem-estar de toda a família em datas tão significativas. Mas não precisa ser assim. Muitas vezes uma atitude de humildade e de amor pode tornar os encontros mais leves. Por isso, valorize seus familiares e coloque os problemas em segundo plano. Vale a pena o esforço para se ter uma comemoração agradável em família.

 

Inspire-se no amor, na paz e na renovação que essas datas trazem e tenha uma ótima comemoração em família!

 

 

Daniela Knapp Vargas

Psicóloga Clínica e Coach de Mulheres

CRP 08/16950

Atendimento presencial em Curitiba PR

Agendamento de consulta: (41) 9 9944-9346

Site: www.realmentemulher.com.br

Facebook: www.facebook.com/realmentemulher

Instagram: Psicóloga Daniela Knapp

E-mail: psicologadanielaknapp@gmail.com

 

Please reload