© 2015 por Realmente Mulher

" Força e dignidade são os seus vestidos; Ela sorri diante do futuro"

Pv 31:25

Os benefícios de se ter um animal de estimação para as crianças

08/11/2016

Um animal de estimação pode trazer inúmeros benefícios para as crianças, agregando boas experiências e aprendizado para toda a família. Os efeitos positivos de se ter um animal de estimação vão desde aspectos físicos, sociais, emocionais até cognitivos.

 

Os animais podem ajudar muito no desenvolvimento da socialização, lealdade espontaneidade, carinho, afeto, companhia, respeito, amor, limites, entre tantos outros. Além disso, proporcionam melhora na qualidade de vida.

 

Mas como um animal de estimação pode influenciar no desenvolvimento infantil? De uma forma geral, as crianças que crescem com animais de estimação desenvolvem mais competências a nível social e de comunicação não verbal.

 

Confira alguns benefícios para a saúde emocional da criança:

 

1 - Desenvolvimento de habilidade emocionais

A convivência com animais de estimação melhora a qualidade da relação que a criança estabelece com seus amigos e com os adultos ao seu redor.  Aquelas crianças que tem vínculos fortes com animais aprendem a dividir e interagem mais com os outros. A criança desenvolve solidariedade, afeto, zelo, generosidade, carinho e respeito.

 

2 - Controle de impulsos

Na maior parte do tempo as crianças interagem com brinquedos inanimados, que não respondem a estímulos.  Já com os animais a interação é diferente, porque existe uma consequência aos estímulos aplicados pela criança. Dessa forma, a criança aprende que nessa interação existem limites a serem respeitados, estimulando assim o controle da impulsividade e da agressividade da criança.

 

3 - Desenvolvimento do senso de responsabilidade

Ter um animal requer muitos cuidados, estimulando na criança a autonomia e a responsabilidade. Cuidar da limpeza, do seu habitat, da sua alimentação e saúde pode ensinar  a criança a se preocupar com o outro, desenvolvendo empatia e gerando o entendimento sobre a responsabilidade de cuidar de um ser mais frágil e dependente dela. Assim a criança pode se tornar menos egocêntrica.

 

4 - Diminuição da ansiedade infantil

O convívio com animais de estimação estimula o afeto, a organização e a paciência. Dessa forma,  a criança que tem tendência a desenvolver ansiedade por se preocupar e antecipar situações,  logo acaba se distraindo com as necessidades e a rotina do bichinho, deixando de focar no futuro para viver o presente.

 

5 - Prevenção de doenças emocionais

Em geral a convivência com os animais melhora a autoestima, previne a depressão, o estresse e a tensão,  contribuindo para a redução do isolamento e da solidão.

 

6 - Compreensão e aceitação dos sentimentos

O vínculo afetivo com o animal prepara a criança para lidar melhor com seus sentimentos e emoções. Ao conviver com um animal ela pode experimentar sentimentos que variam de frustração à alegria. Ela também pode vivenciar uma situação de morte ou doença, por exemplo. Assim, a criança tem a possibilidade de aprender a lidar com a perda e com a dor.

 

A supervisão de um adulto é essencial

 

Para que a criança tenha todos esses benefícios é muito importante a supervisão de um adulto que a faça compreender e refletir sobre o comportamento dos animais. A criança pode, por exemplo, sentir raiva do animal em algum momento, como quando ele faz xixi em algum lugar proibido ou morde algum brinquedo. Nessa situação é essencial que os pais expliquem que o animal não sabe o que está fazendo, orientando a criança a lidar com a situação com respeito e dedicação.

 

Já em um momento de perda e de luto é importante explicar para a criança o que aconteceu, perguntar sobre os seus sentimos, aceitar e permitir que ela passe por essa dor. É importante que se crie um ambiente favorável para ajudar a criança a se expressar: escrever uma carta, fazer um desenho ou uma homenagem ao animal são boas dicas para ensinar a criança a passar por essa fase.

 

 

Daniela Knapp Vargas

Psicóloga Clínica e Coach de Mulheres

CRP 08/16950

Atendimento presencial em Curitiba PR

Agendamento de consulta: (41) 9 9944-9346

Site: www.realmentemulher.com.br

Facebook: www.facebook.com/realmentemulher

Instagram: Psicóloga Daniela Knapp

E-mail: psicologadanielaknapp@gmail.com

Please reload