© 2015 por Realmente Mulher

" Força e dignidade são os seus vestidos; Ela sorri diante do futuro"

Pv 31:25

O relacionamento entre o casal influencia no desenvolvimento dos filhos

26/01/2016

Você já leu todos os livros e matérias sobre educação de filhos, está cumprindo com seu papel de mãe, tem passado valores aos seus filhos e se esforçado ao máximo para proporcionar um futuro brilhante para eles. Ufa! Tudo isso já é o suficiente, certo? Não, errado.

 

 

Muitos pais tem negligenciado um aspecto muito importante para o desenvolvimento dos seus filhos: o cuidado com o seu próprio casamento.  Não é possível assegurar uma educação de qualidade aos filhos se não existe acordo entre o casal.

 

Se você ama seus filhos, deve dar o maior exemplo de todos ao amar seu marido de todo o coração. Sim, deve ser um amor de qualidade, que edifique o relacionamento e que promova a harmonia no lar.

 

Mas por que um bom relacionamento no casamento é tão importante para a criação dos filhos?

 

1. Os pais ensinam

 

As crianças estão atentas o tempo todo e absorvem muitas informações das pessoas que estão a sua volta, principalmente dos pais.

 

Se o relacionamento entre os pais não for saudável eles estão ensinando a criança a como se relacionar de forma inadequada com o outro. Esse aprendizado pode refletir em fatores como a agressividade, insegurança, medo, rejeição, entre muitos outros.

 

2. Os pais são exemplo

 

A medida que a criança observa o relacionamento dos pais, ela cria um modelo para o seu próprio casamento no futuro.  Assim, na vida adulta a tendência é que se reproduza os mesmos padrões familiares e isso inclui a escolha do parceiro, a reprodução de vínculos saudáveis ou não e a construção de um lar feliz ou não.

 

3. Os pais influenciam

 

A criança com o passar do tempo pode associar o casamento com algo positivo ou negativo. Estando em um ambiente de discussões e brigas constantes, a criança pode associar o casamento com o medo e a tristeza, por exemplo. Já uma criança criada em um lar em que existe harmonia pode associar o casamento a sentimentos de alegria, prazer e felicidade. E essa associação pode perdurar por toda a sua vida adulta, influenciando suas escolhas futuras.

 

O amor entre os cônjuges influencia na capacidade dos filhos de amar, porque os filhos são a própria manifestação do amor entre os pais. Se o filho percebe que o amor entre os pais não é verdadeiro ou é frágil, pode ter dúvidas do próprio amor dos pais por ele.

 

E não adianta fingir! Brigar escondido dos filhos supondo que eles não vão perceber não deve ser uma prática comum. As crianças são muito intuitivas e percebem quando as coisas não estão indo tão bem, esse ambiente pode gerar na criança um sentimento profundo de insegurança.

 

Os benefícios de se investir na qualidade do seu casamento são incontáveis para os filhos. Pesquisas sobre qualidade do relacionamento conjugal e os filhos sugerem que um casamento de alta qualidade promove um senso de segurança emocional, melhorando o bem-estar geral dos filhos.

 

Dentre os benefícios , podemos citar:

 

  • Maior facilidade em obedecer regras e limites

  • Desenvolvimento de habilidades sociais, aos observarem o comportamento dos pais

  • Diminuição de punições e castigos

  • Melhor relacionamento com os amigos

  • Saúde mental e bem-estar

 

Quer demonstrar amor ao seu filho? Cuide do seu cônjuge, ame, respeite e se esforce para cultivar uma relação saudável com ele.

 

Continuando na mesma linha de raciocínio, no próximo mês vou escrever sobre comportamentos nocivos no casamento que influenciam negativamente os filhos - quais são eles e quais são as consequências no desenvolvimento da criança.  Continue acompanhando para saber mais...

 

Reflexão: Qual importância você tem dado ao seu casamento?

 

 

Meu nome é Daniela Knapp, sou psicóloga clínica e coach e acredito que todas nós merecemos ter um tempo especial para cuidarmos de nós mesmas, da nossa saúde emocional e do nosso bem-estar. Esse site foi criado com o intuito de termos um espaço para a troca de experiências, conhecimentos e para falarmos um pouco sobre nós mulheres! Fique à vontade para entrar em contato comigo. Você é sempre bem-vinda por aqui!

 

 

Please reload