7 Sintomas de Esgotamento Emocional

Você já se sentiu tão esgotada a ponto de não ter mais motivação para atividades que gosta de fazer? Já se sentiu tão desanimada a ponto de não ter mais prazer no que faz e ainda sentir que tudo está te irritando?


Esses podem ser alguns sintomas de esgotamento emocional...


O Esgotamento Emocional se manifesta através de sintomas físicos e psíquicos. Interiormente é sentido como um cansaço demasiado, uma sensação de vazio e instabilidade emocional, que se percebe pela irritabilidade constante, stress, mau-humor e vontade de chorar. Fisicamente pode se manifestar através de dores de estômago, azia, insônia, baixa imunidade e disfunções do estômago. Dificuldades de concentração e memória também são frequentemente relatados.


Segue alguns sintomas que facilmente são identificados


1 - Falta de energia


Uma pessoa que está passando por um esgotamento emocional apresenta grande cansaço, fadiga e exaustão. A sensação é como se todas as energias tivessem sido sugadas.


Aqui não falamos de um cansaço pontual, mas de se sentir sobrecarregado constantemente.


2 - Alterações do sono e do apetite


Mesmo dormindo a noite toda o sono parece persistir. O cansaço e a desmotivação só pioram durante o dia. Parece difícil começar os afazeres diários.


3 - Queda no rendimento do trabalho


A impressão é que não se tem a mesma motivação e rapidez de antes. É difícil sugerir novas ideias e acompanhar reuniões. O cansaço prejudica a criatividade e vontade em se empenhar em algo novo, mesmo que seja uma tarefa que se goste de fazer.


4 - Falta de Memória e dificuldade para tomar decisões


Esquecer de reuniões importantes e ter dificuldade em memorizar novas informações são sintomas frequentemente citados por pessoas com esgotamento emocional. Geralmente o problema está na dificuldade de concentração que atinge diretamente a memória.


5 - Perda de interesse e prazer nas atividades habituais, com tendência para o isolamento A prioridade é ficar em casa e descansar. Sair com os amigos e fazer coisas diferentes não animam mais. Caso resolva sair a vontade é sempre retornar o quanto antes.


6 - Choro fácil, sem motivo aparente


Quando existe um descontrole emocional diante de uma situação muito pequena é sinal de alerta. Uma pessoa com esgotamento emocional possui grande sensibilidade por coisas que antes não importariam tanto, como por exemplo: pegar um trânsito muito intenso, chegar atrasado em um compromisso, derrubar uma bebida na roupa, entre outras situações. Choro compulsivo e reclamações constantes são sintomas do esgotamento.


Isso acontece porque a pessoa está tão cansada mentalmente que perde a capacidade de distinguir um problema que facilmente é resolvido de algo mais sério.


7 - Pensamentos negativos


A pessoa com esgotamento emocional geralmente pensa que a chance das coisas darem errado para ela são muito grandes. Assim sempre foca no lado negativo, a fim de se poupar de qualquer frustração.


Como superar o esgotamento emocional?


A primeira coisa a se fazer é dar voz aos sentimentos que estão sufocados. É muito importante a busca por um profissional que possa ajudar a organizar os pensamentos e lidar com as emoções. Evitar a ajuda de um profissional só vai piorar a situação, pois o esgotamento emocional sempre tende a piorar se não for tratado da maneira devida.


Adotar hábitos saudáveis e criar momentos de relaxamento que deixem o cérebro trabalhar menos também é uma boa alternativa.


Um convite à reflexão


Todos os sintomas do esgotamento emocional são consequências de emoções não trabalhadas. Com palavras não faladas o corpo se responsabiliza por falar. E o que ele tem a dizer? Que existe algo que está disfuncional e que precisa ser resolvido. Os sintomas do esgotamento emocional funcionam como um alerta e como um convite para uma reflexão mais profunda sobre o que realmente está acontecendo. Permita-se tirar um tempo para cuidar de você e das suas emoções.


Daniela Knapp Vargas

Psicóloga Clínica e Coach de Mulheres

CRP 08/16950

Atendimento presencial em Curitiba PR

Agendamento de consulta: (41) 9 9944-9346

Site: www.realmentemulher.com.br

Facebook: www.facebook.com/realmentemulher

Instagram: Psicóloga Daniela Knapp

E-mail: psicologadanielaknapp@gmail.com


#saúdeemocional