9 atitudes dos pais que fortalecem o vínculo com os filhos

26/07/2016

Sabemos que o relacionamento entre pais e filhos tem sofrido muitas ameaças nos dias de hoje, como consequência percebemos a crescente desestruturação das famílias.  Mas como um relacionamento pode sobreviver em um contexto tão difícil? Através de um relacionamento saudável, de compreensão  e amor.  Todo o relacionamento precisa de investimento para se tornar forte e duradouro. Por sua vez, todo o investimento implica em tempo e energia. No relacionamento entre pais e filhos não poderia ser diferente. Algumas ações podem fragilizar esse vínculo e outras podem fortalecer. Confira algumas dicas de como construir um vínculo de amor.

 

 

 

Seja Exemplo

Pequenas atitudes em sua família podem gerar admiração pelos seus filhos. Quando há admiração, a possibilidade de fortalecimento do vínculo é maior e seu filho terá ainda mais motivos para querer se parecer com você.

 

Crie momentos a sós com seus filhos

Estimular ocasiões exclusivas com cada filho facilita a comunicação e possibilita a criação de laços profundos de intimidade e confiança.  Nesse momento você está dando atenção a necessidades pessoais do seu filho, facilitando que ele comunique sentimentos e pensamentos que em outra ocasião não se sentiria a vontade para fazer.

 

Reconheça os próprios erros

Ninguém é perfeito, inclusive os pais.  Assumir que teve uma atitude que não foi correta com seu filho gera nele um grande aprendizado de como as relações acontecem, desenvolvendo assim a capacidade de tolerância e perdão. Essa atitude alimenta uma atmosfera de justiça, compreensão e amor dentro da família.

 

Expresse amor

Há várias maneira de demonstrar  amor e carinho pelos seus filhos: passar tempo com eles, brincar, escutar, abraçar, beijar, fazer atividades juntos, entre tantas outras coisas. O importante é manifestar ao máximo seu amor e criar em casa uma ambiente de respeito.

 

Esteja disponível

É claro que na correria do dia-a-dia nem sempre é possível atender a todos os pedidos de atenção dos filhos, mas é muito importante que os pais reservem um tempo e se mostrarem interessados pela demanda do filho. Frases como: "pode contar comigo", "se precisar estou aqui" ou "sou seu parceiro" ajudam os filhos a se sentirem confiantes para falar sobre suas necessidades, construindo assim um sentimento de segurança nos filhos.

 

Aceite o jeito do seu filho

Cada pessoa tem um jeito de olhar e se comportar diante das situações da vida. Alguns são mais rápidos, outros mais perfeccionistas, uns são mais agitados, outros mais quietos e assim por diante.  Querer que seu filho seja diferente ou comparar um filho com o outro usando frases como "seu irmão não faz isso", "olha como seu irmão faz" ou "como você é diferente do seu irmão" gera no filho um sentimento de que ele não é amado tanto quanto o irmão e isso prejudica a relação familiar. Respeitar as diferenças de cada um, desde que não sejam preocupantes, pode ajudar a resolver conflitos familiares de forma muito mais fácil.

 

Converse sempre

O diálogo é sempre uma maneira simples e eficaz de resolver qualquer mal entendido, além de ser uma forma de conhecer mais profundamente um ao outro.  É fundamental criar momentos de incentivo ao diálogo em casa. A dica é deixar as tecnologias de lado para ter um momento voltado totalmente as necessidades dos filhos.

 

Promova experiências através das brincadeiras

As brincadeiras são fundamentais no desenvolvimento das crianças. É através das brincadeiras que as crianças assimilam valores e aprendem a se relacionar com as outras pessoas.  Através das brincadeiras é possível ensinar sobre: compartilhar, respeitar,  aprender a ganhar e perder, entre muitos outros aprendizados.

 

Conheça seu filho

Saber qualidades e defeitos de seus filhos, bem com entender suas reações podem ajudar você a potencializar suas qualidades e desenvolver áreas que a criança apresenta maior dificuldade. Além disso,  observar o filho pode ajudar você a identificar quando algo não está bem com ele, o protegendo de abusos, agressões e situações de risco.

 

Não são somente os filhos que ganham benefícios ao se relacionarem melhor com os seus pais. Os pais também podem usufruir dos benefícios de estar mais perto dos filhos, uma vez que são os filhos que proporcionam para os pais amadurecimento e reflexões sobre suas ações. Sendo assim, os pais tem muito que aprender também com seus próprios filhos, não se prive desse aprendizado!

 

O que você tem aprendido com o seu filho? Sobre qual questão ele tem convidado você a refletir?

 

Você quer conversar comigo sobre o assunto abordado? Para mim será um prazer... Clique aqui para entrar em contato.

 

 

Meu nome é Daniela Knapp, sou psicóloga clínica e coach e acredito que todas nós merecemos ter um tempo especial para cuidarmos de nós mesmas, da nossa saúde emocional e do nosso bem-estar. Esse site foi criado com o intuito de termos um espaço para a troca de experiências, conhecimentos e para falarmos um pouco sobre nós mulheres! Fique à vontade para entrar em contato comigo. Você é sempre bem-vinda por aqui!

 

Assuntos:

Please reload

© 2015 por Realmente Mulher

" Força e dignidade são os seus vestidos; Ela sorri diante do futuro"

Pv 31:25