© 2015 por Realmente Mulher

" Força e dignidade são os seus vestidos; Ela sorri diante do futuro"

Pv 31:25

Administração do tempo para mulheres - 5 passos

19/04/2016

A grande maioria das mulheres que atendo se vem totalmente sobrecarregadas no seu dia-a-dia.  Sim, o fato é que as mulheres estão ficando cada vez mais estressadas e infelizes em suas rotinas, principalmente pelo acúmulo de papéis e cobranças que os outros fazem e que as próprias mulheres impõe para si mesmas.  

 

Não podemos negar que o fato da mulher ter conseguido sua independência e sua  ingressão no mercado, foi um grande avançado para todas. Mas agora essa mulher está perdida em tantas atividades para conciliar durante o seu dia! E quando se dá conta que não consegue fazer tudo o sentimento que a invade é a famosa culpa.

 

Esses múltiplos papéis que a mulher acumula acabam trazendo consequências psicológicas e físicas como: cansaço, ansiedade, depressão, stress, baixa-autoestima e muitas outras.

 

Mas existe uma solução? Sim existe, mas não é tão simples assim, porque não se reduz a baixar um aplicativo no celular ou estudar ferramentas de administração para saber como conciliar suas atividades nas 24 horas do dia. A solução está em você decidir o que você quer da sua vida, ou seja, quais são seus objetivos. Entender que você não é obrigada a fazer tudo e que você deve priorizar atividades que trazem resultado e realização pessoal para você.

 

Segue o método 5 P's  para você começar a pensar em como você tem administrado a sua vida.

 

Parar

 

Vamos combinar? A primeira coisa a se fazer é parar de se culpar. Lembre-se que não é possível dar conta de tudo e tudo bem se você não der.  É essencial que você conheça os seus limites e dê espaço para você mesma.

 

Você também precisa parar de fazer tudo por obrigação. A mulher está muito acostumada a usar certas expressões como: "eu preciso fazer isso" "eu tenho que fazer aquilo". Dessa maneira, tudo é feito com o peso de ser uma obrigação. Que tal curtir mais a vida? Ter prazer em levar seu filho a escola, gostar de deixar a casa arrumada e cheirosa, pensar em como é bom trabalhar? Acredite, essa mudança de pensamento faz uma grande diferença na maneira como encaramos o nosso dia.

 

Pensar

 

Fazer check-list de atividades não é uma solução, uma vez que elencar suas atividades só vai aumentar a sua ansiedade e não vai ajudar você a ter uma agenda de resultados. Portanto antes de fazer a sua agenda, é necessário pensar sobre ela.

 

O primeiro passo é tirar um tempo para pensar sobre o que você está fazendo da sua vida hoje. Como está sua agenda? Quais são suas dificuldades? Você está satisfeita? Você se sente feliz? Depois de responder essas perguntas, podemos progredir para o terceiro passo.

 

Projetar

 

Projetar é pensar no futuro.  Se eu te perguntasse como você se vê daqui 5 anos o que você responderia? Pensando nisso, você vai começar a priorizar o que realmente é mais importante para você. O que você faz hoje está te levando aos objetivos que você quer alcançar amanhã?

 

Lembre-se que para atingir os objetivos que você está se propondo daqui 5 anos, você precisa começar a agir hoje.  Então chegamos ao quarto passo.

 

Priorizar

 

Pensando nos seus sonhos e objetivos, qual é a prioridade que você precisa dar a sua agenda? O que faz sentido para você na sua rotina?

Sabemos que exercemos vários papéis como mulher: mãe, esposa, filha, amiga, empresária, dona de casa e muito mais. Por isso, é essencial que você escolha os papéis que mais são importantes para você, assim você reservará um tempo maior para atividades que envolvam esse papel.

 

Planejar

 

Comece planejando sua agenda semanalmente. Primeiro você precisa colocar as tarefas principais que dão um resultado bom para sua vida, aquelas tarefas que estão alinhadas com seus objetivos. Depois você encaixa aquilo que é secundário para você.

 

Você pode achar alternativas para delegar funções ou otimizar tarefas. Isso depende somente de você e da sua criatividade!

 

A administração do seu tempo é mais do que uma organização em si, ela é a administração da sua própria vida, dos seus próprios sonhos e ela pode sim, definir a sua realização como mulher no futuro.

 

Você quer conversar comigo sobre o assunto abordado? Para mim será um prazer... Clique aqui para entrar em contato.

 

 

Meu nome é Daniela Knapp, sou psicóloga clínica e coach e acredito que todas nós merecemos ter um tempo especial para cuidarmos de nós mesmas, da nossa saúde emocional e do nosso bem-estar. Esse site foi criado com o intuito de termos um espaço para a troca de experiências, conhecimentos e para falarmos um pouco sobre nós mulheres! Fique à vontade para entrar em contato comigo. Você é sempre bem-vinda por aqui!

 

 

Please reload