Você tem dedicado tempo aos seus filhos? Confira algumas dicas

12/04/2016

Quando um filho nasce, nasce também um mãe.  As necessidades e o tempo se tornam muito diferentes, não é verdade? Parece que tudo muda e muda mesmo! As prioridades são totalmente invertidas... Sim! O foco de vida que era seu, agora ocupa um novo lugar, dando espaço a um filho tão distinto em sua demanda. Sim, um filho exige tempo e tempo de qualidade.

 

Mas por que estamos falando disso? Porque atrás de uma mãe existe uma mulher com desejos, sonhos, carreira e atividades.  Pensando assim, de um lado temos uma mulher que acredita ter o direito de se realizar pessoal e profissionalmente, de outro, temos a mulher mãe querendo dedicar seu  tempo aos filhos.

Toda essa demanda exige da mulher uma organização em sua agenda e a reflexão sobre suas prioridades de vida. Ah! Se o relógio andasse mais devagar! Mas isso é impossível... Infelizmente você não pode mudar a quantidade de tempo que tem disponível, mas pode se organizar para cumprir suas atividades  fazendo um planejamento de acordo com suas prioridades diárias.

 

O que acontece é que devido a necessidade ou ao próprio desejo, muitas mulheres optam por dar sequencia as atividades que tinham antes de serem mães e nesse ritmo acelerado da vida moderna, sentem dificuldades para dedicar um tempo exclusivo aos filhos.

 

Assim surge um sentimento de culpa e angústia que pode levar a mãe a dar muito espaço para permissões especiais, mimos e brinquedos, acrescentando a tudo isso a  dificuldade em dizer não a criança. Essa é uma maneira de compensar o filho pela ausência.  Esse comportamento alivia o sentimento de culpa, mas ao mesmo tempo confunde a criança, que pode crescer exercendo manipulação sobre a mãe.

 

Agora pense comigo.... Qual é o objetivo de passar tempo junto com seu filho? Bom, podemos citar vários, mas vamos nos deter aos principais que são: estreitar os laços afetivos,  ensinar,  proporcionar seu desenvolvimento e deixar registradas memórias de momentos divertidos e felizes nos filhos.

 

Bom, para que todos esses objetivos sejam alcançados não basta somente despender de tempo.  É imprescindível e talvez mais importante a qualidade do que a quantidade. Por isso quero deixar a reflexão: como está a qualidade do tempo dedicado aos filhos?

 

Se você não está tendo tempo para passar com os seus filhos, não se culpe tanto. Faça o pouco tempo que você tem valer a pena! Se for apenas 15 minutos, que sejam 15 minutos muito proveitosos.

 

Veja algumas dicas:

 

Esteja presente

 

Tempo dedicado aos filhos é apenas para os filhos. Deixe de lado outras atividades como: mexer no celular, verificar e-mail, assistir televisão, entre outras tantas coisas. Ao disputar atenção com essas tecnologias a criança pode desenvolver baixa autoestima, pois entende que não merece a atenção dos pais e que ela não é importante para ele.

 

Adapte sua rotina

 

Se sua rotina não permite reajuste de agenda, não se desespere! O que vale aqui é a criatividade... Que tal contar uma história para o seu filho ao levar ele para dormir? Ou por que não se divertir na cozinha fazendo uma receita nova para a janta junto com seu filho? O que vale aqui é a disposição e interesse em estar junto.

 

Mantenha o cronograma

 

É claro que imprevistos podem acontecer, mas tente sempre manter sua palavra. Não prometa se não vai conseguir cumprir. Exponha a importância desse tempo para seu filho e o torne responsável por priorizar esse tempo também. Talvez em alguns momentos você terá que ser flexível, pois ele vai querer fazer outras atividades, como brincar com os amigos. Por isso é importante que esse tempo seja algo bem combinado entre os dois.

 

Priorize a qualidade do tempo

 

Passar tempo com o filho requer dedicação, torne esse tempo interessante para você e para a criança. Programe atividades que promovam a interação: jogos, brincadeiras, trabalhos manuais e outros.

 

Descubra pontos em comum

 

O que você gosta de fazer com seu filho?Pense em atividades que todos se divirtam na hora de participar, isso tornará o tempo ainda mais agradável.

 

Priorize a saúde emocional da família

 

Ao passar tempo com seus filhos eles crescerão em um ambiente de diálogo, companheirismo, amizade, amor e proteção. Para uma criança essas características são fundamentais pois ela entenderá que pode contar com os pais em qualquer situação da vida.

 

O mais importante de tudo é proporcionar um ambiente familiar estável e bem estruturado. Portanto, cuide sempre da sua família!

 

Você quer conversar comigo sobre o assunto abordado? Para mim será um prazer... Clique aqui para entrar em contato.

 

Meu nome é Daniela Knapp, sou psicóloga clínica e coach e acredito que todas nós merecemos ter um tempo especial para cuidarmos de nós mesmas, da nossa saúde emocional e do nosso bem-estar. Esse site foi criado com o intuito de termos um espaço para a troca de experiências, conhecimentos e para falarmos um pouco sobre nós mulheres! Fique à vontade para entrar em contato comigo. Você é sempre bem-vinda por aqui!

 

 

 

 

 

Assuntos:

Please reload

© 2015 por Realmente Mulher

" Força e dignidade são os seus vestidos; Ela sorri diante do futuro"

Pv 31:25