© 2015 por Realmente Mulher

" Força e dignidade são os seus vestidos; Ela sorri diante do futuro"

Pv 31:25

Carreira dos filhos: Incentivando de maneira adequada

24/03/2016

O que você faria se seu filho desde cedo apresentasse habilidades para ser modelo, esportista, ator ou cantor? Muitas mães que identificam esses dons em seus filhos decidem abdicar de suas carreiras e atividades para se dedicar inteiramente ao sonho do filho.

 

A participação e o empenho dos pais é fundamental para a carreira dos filhos, tanto para sua permanência e persistência, como também para o seu nível de sucesso. Porém os pais precisam entender que a cobrança excessiva, a pressão por resultados e expectativas irreais podem culminar em desgaste emocional, trazendo para a criança uma experiência muito negativa em relação a carreira e talvez até o abandono da mesma.

 

Antes de tudo os pais precisam achar um ponto de equilibro. De um lado, existem aqueles que centralizam sua vida na criança e superprotegem os filhos e de outro, existem pais que não se interessam no desenvolvimento dos mesmos e não dão nenhuma assistência ou proteção à criança. Os pais precisam ser grandes apoiadores dos filhos, estabelecendo objetivos dentro das capacidades deles e junto com eles, mantendo sempre uma comunicação sadia e aberta.

 

Muitos pais ao interferir demais na carreira dos filhos, acabam atrapalhando mais do que ajudando. Alguns sequer perguntam ao filho sobre sua preferência, definindo o futuro da criança sem que ela seja consultada.

 

De outro lado, pais distantes e que tem pouco interesse nas atividades que o filho desenvolve, também podem incentivar o abandono da carreira, por falta de apoio emocional e funcional.

 

É preciso ter cuidado, porque muitos pais depositam suas expectativas no sucesso do filho, inclusive financeiramente. O que leva o filho a sentir muita pressão, podendo desenvolver níveis de ansiedade, apreensão, desapontamento ou desaprovação nos momentos não bem sucedidos.

 

 

O segredo entre um incentivo positivo ou negativo dos pais na carreira dos filhos está na qualidade desse envolvimento. Quando os pais encorajam, vibram e se entusiasmam de forma positiva a criança responde da mesma forma.

 

Algumas dicas são importantes:

 

MANTENHA O DIÁLOGO

O ideal é que os pais fiquem atentos a manifestação dos filhos em relação aos sonhos e desejos dele. Através do diálogo a criança pode comunicar aos pais, professores e outros incentivadores o seus sonhos para que se crie recursos e um ambiente favorável para o desenvolvimento do seu potencial. 

 

 

REFLITA DE QUEM É O SONHO

Os pais precisam discernir quais são suas expectativas e quais são os sonhos dos filhos.  Facilmente os pais podem projetar nos filhos os seus próprios sonhos que em algum momento foram frustrados. O filho, pode ser para os pais um meio de concretizar os sonhos que foram abandonados.

 

INCENTIVE DE FORMA SADIA

Através da qualidade do envolvimento é possível alimentar um relacionamento muito positivo, preservando o espaço para a criança expressar seus medos, angústias e pensamentos. Dessa forma, os pais conseguem construir um ambiente saudável para o desenvolvimento do filho.

 

LEMBRE-SE: SEU FILHO AINDA É UMA CRIANÇA

Trabalhar sob pressão e cobrança não é fácil nem para um adulto, imagine para uma criança. Por isso, é importante lembrar que nem sempre o filho terá maturidade suficiente para lidar com essas questões. Exigir que o filho tenha o comportamento igual ao do adulto é uma ilusão. Ofereça sempre suporte para que seu filho consiga refletir e expressar seus sentimentos.

 

BRINCAR TAMBÉM É IMPORTANTE

A infância talvez seja a fase mais gostosa da vida. Não prive o seu filho desse momento. O brincar parece algo superficial, mas na verdade, é algo muito sério para a criança, pois é através da brincadeira que a criança elabora tudo o que está a sua volta e pode se desenvolver de uma forma sadia.

 

Quando os pais incentivam seus filhos, construindo uma relação de afeto e respeito pela individualidade dele, a relação se fortalece trazendo inúmeros benefícios para toda a família.

 

Você quer conversar comigo sobre o assunto abordado? Para mim será um prazer... Clique aqui para entrar em contato.

 

Quer conferir outras matérias sobre filhos? Clique aqui.

 

 

Meu nome é Daniela Knapp, sou psicóloga clínica e coach e acredito que todas nós merecemos ter um tempo especial para cuidarmos de nós mesmas, da nossa saúde emocional e do nosso bem-estar. Esse site foi criado com o intuito de termos um espaço para a troca de experiências, conhecimentos e para falarmos um pouco sobre nós mulheres! Fique à vontade para entrar em contato comigo. Você é sempre bem-vinda por aqui!

Assuntos:

Please reload