© 2015 por Realmente Mulher

" Força e dignidade são os seus vestidos; Ela sorri diante do futuro"

Pv 31:25

Por que fazer Psicoterapia?

24/02/2016

Resistência é a palavra mais indicada para definir o que a maioria das pessoas sente antes de buscar um processo de psicoterapia. A busca por ajuda geralmente acontece depois de um longo tempo de esgotamento emocional e de muitas tentativas frustradas para a resolução do que está incomodando.

 

Sim, a ideia de que psicoterapia é para "loucos" já foi superada,  mas muitos ainda veem a psicoterapia como um recurso que deve ser usado quando não existem outras possibilidades de intervenção.

 

A verdade é que o sofrimento ainda é a maior motivação para a busca de ajuda psicológica. Mas deveria ser diferente? A resposta é SIM! Pois a psicoterapia é um investimento em sua qualidade de vida e deveria receber os mesmos cuidados e atenção que você dá a sua saúde física. A psicoterapia pode ajudar você a se compreender com mais clareza, a ponto de perceber melhores formas de viver, de se relacionar e de lidar com seus sentimentos e pensamentos.

 

Que a psicoterapia é eficaz em processos de ansiedade, stress, fobias, depressão e outros sentimentos como frustração, confusão, angústia, perda de sentido da vida, solidão, entre tantos outros, todos sabem. E quem nunca passou por essas situações durante a vida, atire a primeira pedra!

 

Mas a psicoterapia não se resume somente a isso,  pois ela pode te impulsionar no seu desenvolvimento pessoal e te ajudar no relacionamento com seus familiares, amigos e colegas. A psicoterapia pode propiciar o realinhamento dos seus propósitos e objetivos de vida,  te conduzir no conhecimento das suas capacidades e limitações, bem como aumentar sua qualidade de vida e muito mais.

 

Mas como funciona uma sessão de psicoterapia?

 

Durante as sessões de psicoterapia, o psicólogo fará uso de técnicas, dinâmicas e perguntas para conduzir você a um processo de autoconhecimento, olhando a sua singularidade e considerando as suas vivências. Todo esse processo irá ampliar a sua percepção sobre a maneira como você tem se relacionado com as pessoas ao seu redor e com o mundo. Assim, você mesmo encontrará caminhos para superação. E o psicólogo estará ali para te ajudar nesse processo de mudança.

 

Muitos dos nossos problemas acontecem por falta de autoconhecimento, porque não entendemos como agimos, não prestamos atenção nos nossos sentimentos e pensamentos e, principalmente, porque não paramos para refletir sobre nós mesmos. As consequencias de tudo isso são: escolhas erradas, reações inesperadas, angústia, ansiedade, entre muitos outros.

 

Qual a diferença entre conversar com um amigo e com um psicólogo?

 

Um  amigo sempre terá um olhar viciado para tudo o que você contar, uma vez que ele já conhece sua história de vida e não está preparado para te ouvir sem julgar ou criar expectativas a seu respeito.

 

Por outro lado, o psicólogo está preparado para ouvir você com empatia até em assuntos que você não tem coragem de contar para ninguém.  Além disso, o ambiente terapêutico irá propiciar a construção de uma relação autêntica com o psicólogo, que ajudará você a perceber como você tem se relacionado com as pessoas, quais são suas expectativas, medos e fantasias em relação a elas. Também, no ambiente terapêutico você pode se permitir errar até achar a sua melhor forma. O psicólogo é um profissional que sempre vai acreditar no seu potencial e através de técnicas irá auxiliar você a encontrar o seu caminho.

 

Quando devo buscar ajuda?

 

Você não vai todo ano fazer um check up  da sua saúde? Da mesma forma é importante que você esteja atenta aos seus sentimentos e procure ajuda quando desconfiar que algo não está indo muito bem ou simplesmente quando quer se conhecer melhor.

 

Lembre-se que a psicoterapia é um processo bom demais para ficar limitado somente a pessoas com transtornos, pois ela proporciona experiências de autoconhecimento que resultam em escolhas de vida mais conscientes e com mais liberdade.

 

Você quer conversar comigo sobre o assunto abordado? Para mim será um prazer... Clique aqui para entrar em contato.

 

 

Meu nome é Daniela Knapp, sou psicóloga clínica e coach e acredito que todas nós merecemos ter um tempo especial para cuidarmos de nós mesmas, da nossa saúde emocional e do nosso bem-estar. Esse site foi criado com o intuito de termos um espaço para a troca de experiências, conhecimentos e para falarmos um pouco sobre nós mulheres! Fique à vontade para entrar em contato comigo. Você é sempre bem-vinda por aqui!

 

 

Please reload