Autoestima: a balança entre a expectativa e o sucesso

Autoestima é um termo muito complexo para ser definido apenas como gostar de si mesmo. É claro que essa premissa é verdadeira, mas é possível aprofundar e refletir melhor sobre esse famoso conceito. Nessa matéria vou falar sobre a autoestima sob um enfoque que provavelmente você nunca tenha ouvido falar. Então, vamos nos aprofundar?


Sabemos que autoestima está intimamente ligada às expectativas que criamos sobre nós mesmas durante a nossa vida. Afinal de contas, ninguém é perfeito e sempre podemos melhorar! Em nossos pensamentos, portanto, criamos um "eu-ideal", ou seja, uma expectativa de quem nós queremos ser no futuro.


Do outro lado, nós experimentamos a realidade, uma vez que a autoestima nos fala sobre quem nós somos ou quem nós percebemos ser. Esse é o conceito do "eu-percebido" , que é construído através do sucesso que já alcançamos no presente.


Juntando os dois conceitos de sucesso e expectativa podemos formar uma imagem em nossa mente parecida com uma balança, se de um lado nós temos as nossas expectativas em relação a nós mesmas de outro lado nós temos o nosso sucesso pessoal.


Essa balança é uma boa imagem para analisarmos como está nossa autoestima.


Quando o nosso sucesso, ou seja, o eu-percebido é igual ou maior que as nossas expectativas é porque a nossa autoestima está sendo reforçada. Sob outro ângulo, a autoestima é baixa quando nossas expectativas estão muito acima dos nossos êxitos.


Como mudar um quadro de baixa autoestima?


Segundo essa teoria existem dois meios de construirmos umas boa autoestima.


1 - Aumentar o sucesso


Sua expectativa sobre você está acima do sucesso que você tem conseguido alcançar? Então é hora de suar a camisa e colocar a mão na massa. Se você se encaixa nesse grupo de pessoas é hora de parar e refletir sobre como você poderá aumentar seu grau de sucesso. Começar revisando a agenda é um ótimo início. Você tem dedicado tempo a meta que quer alcançar? Sugiro que você leia a matéria: Como realizar seus sonhos? Ali você vai encontrar dicas práticas de como concretizar suas metas.


2 - Diminuir a expectativa


Se você tem se esforçado muito para chegar a um ideal e não consegue, talvez seja a hora de parar e se cobrar menos. Será que você não está criando uma expectativa muito alta de si mesma? Refletir sobre os motivos da construção de um ideal tão elevado, talvez seja o primeiro passo para você que se encaixa nesse perfil. Por que lutar tanto para atingir um ideal que não existe?


Você quer conversar comigo sobre o assunto abordado? Para mim será um prazer... Clique aqui para entrar em contato.


Meu nome é Daniela Knapp, sou psicóloga clínica e coach e acredito que todas nós merecemos ter um tempo especial para cuidarmos de nós mesmas, da nossa saúde emocional e do nosso bem-estar. Esse site foi criado com o intuito de termos um espaço para a troca de experiências, conhecimentos e para falarmos um pouco sobre nós mulheres! Fique à vontade para entrar em contato comigo. Você é sempre bem-vinda por aqui!


#autoestima