© 2015 por Realmente Mulher

" Força e dignidade são os seus vestidos; Ela sorri diante do futuro"

Pv 31:25

Que significado você dá aos fatos que acontecem em sua vida?

30/11/2015

Ano passado, deparei-me com duas situações que me fizeram refletir a respeito da importância de começar de novo, de olhar por uma nova perspectiva e de atribuir um significado positivo e satisfatório aos acontecimentos que não vão muito bem.

 

Meu marido e eu estamos em meio a uma reforma e decidimos que final de semana seria um ótimo momento para irmos às compras. Acordamos sábado pela manhã e antes mesmo de sairmos de casa já começamos a discutir sobre o que compraríamos, em quais lugares iríamos e qual seria nosso trajeto durante o dia. Comecei a perceber como é fácil cairmos na armadilha de discussões sem motivo e sem sentido nenhum, foi quando eu parei e  disse: "Bom dia amor! Vamos começar de novo? Hoje vamos comprar coisas para nosso novo apartamento! Não é fantástico?" Depois de um minuto de silêncio, as coisas voltaram a se reajustar.

 

Dar um novo significado aos fatos é uma boa estratégia para deixar a criatividade entrar em ação e trazer à tona novas ideias, saídas, alternativas e formas diferentes de fazer as coisas ou resolver um problema complexo.

 

Na psicologia, ressignificação é a habilidade que temos de atribuir um significado positivo e satisfatório para um acontecimento que muito nos incomoda ou prejudica, de tal forma, que após ressignificado, passamos a encará-lo de outra maneira,  conseguindo extrair novos aprendizados e novas perspectivas  de crescimento.

 

No dicionário, ressignificar é revisar, buscar uma nova visão, aprofundar a visão atual, buscar novos pontos ainda não percebidos. Ressignificar é um convite a reavaliação e a inclusão de novos pontos de vista sobre um significado anterior.

 

Ao atender um cliente ainda nessa semana, percebi que após um tempo de devolutiva do teste comportamental, ele apenas conseguia listar seus defeitos. Percebi a desmotivação em seus olhos, quando fiz a seguinte intervenção: "Ok, até agora você só me falou sobre seus pontos negativos, mas também conversamos sobre vários pontos positivos. Você consegue listá-los?"

 

Mudar o curso dos acontecimentos para lançar um novo olhar sobre a situação nem sempre é fácil, pois demanda um "voo" para olhar de longe o contexto e uma aterrissagem para voltar e intervir. Após a desestruturação daquele script pré concebido com meu cliente, entramos em um novo momento e revisamos novamente o teste para que pudéssemos fixar uma nova perspectiva sobre os seus potenciais. Esse novo olhar trouxe leveza ao momento.

 

Mas afinal, porque é tão difícil ressignificar? Estamos programados a sempre encaixar a realidade em nosso quadro de referência, a definir. Facilmente percebemos isso quando vamos em uma palestra e ao invés de ouvirmos sem fazermos julgamentos, tentamos enquadrar o que o palestrante está falando em nosso aprendizado e em nosso quadro de referência. Assim distorcemos e desqualificamos o que a outra pessoa nos trouxe.

 

A definição, é  na verdade, um mecanismo que usamos para manter uma visão estabelecida de nós mesmos, de outras pessoas e do mundo, ou seja, uma adaptação daquilo que se percebe dentro dos nossos modelos pré definidos.

 

Ressignificar nem sempre é fácil, principalmente quando estamos dentro do processo, mas é possível e pode trazer muito benefícios aqueles que se aventuram a terem um olhar diferenciado sobre toda e qualquer situação.

 

Quero convidar você a ressignificar o dia de hoje e seu momento atual,  esforçando-se para perceber os pontos positivos que essa realidade pode trazer. Lembre-se "água velha não move moinho, mas a que está vindo pode mover"

 

Ressignificar conscientemente, com foco, buscando novos aprendizados, novas alternativas e novas motivações para sair de uma situação complexa é uma excelente forma de potencializar sua capacidade de superação em momentos adversos.

 

Fica a você um convite à reflexão: Que significado você dá aos fatos?

 

 

Daniela Knapp Vargas

Psicóloga Clínica e Coach de Mulheres

CRP 08/16950

Atendimento presencial em Curitiba PR

Agendamento de consulta: (41) 9 9944-9346

Site: www.realmentemulher.com.br

Facebook: www.facebook.com/realmentemulher

Instagram: Psicóloga Daniela Knapp

E-mail: psicologadanielaknapp@gmail.com

Please reload