Psicoterapia - EMDR
Como está sua saúde emocional? Você está cuidando dela?
Não são somente fatores da ordem física que afetam sua capacidade de manter-se saudável. Estresse, ansiedade, confusão, angústia, perda de sentido da vida, solidão, dificuldade nos relacionamentos, são alguns entre outros fatores que podem impedir você de viver de uma forma funcional e feliz.
Utilizando abordagens científicas de reprocessamento de lembranças difíceis e traumáticas - EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), é possível fazer um atendimento eficaz para pessoas que lidam com dificuldades que impedem o seu desenvolvimento cotidiano:
-
Traumas, assaltos, sequestros, acidentes, mortes, estresse pós-traumático
-
Ataques de Pânico e Ansiedade
-
Medos e fobia de avião, elevador, agulhas, exames médicos, falar em público, etc
-
Depressão, perdas e luto
-
Dificuldades pessoais, familiares e escolares na infância que afetam o desempenho e performance atual
Os medos e traumas podem nos paralisar?

Sim, os medos e traumas podem nos paralisar, limitar ou nos impedir de realizarmos tarefas e projetos que são importantes para nossas vidas. Podem tornar nossos sonhos difíceis de serem alcançados, causam danos a nossa vida emocional, podem dificultar a nossa aprendizagem, aumentam o nível de ansiedade e estresse, causam diversos transtornos comportamentais, atrapalham relacionamentos e nos privam de momentos que poderiam ser prazerosos se não fosse a barreira que o trauma constrói entre o indivíduo e o bem-estar.
Como identificar se tenho um trauma?
Uma crença negativa, na maioria das vezes, é um subproduto de uma experiência de vida perturbadora armazenada na rede de memória. Ela é irracional e se mantém no presente em várias situações. Trazendo um exemplo prático: uma pessoa pode até ter uma consciência racional de que deveria se sentir capaz, mas constantemente se sente perturbada pela crença negativa: "Sou um fracasso", que pode ter sido originada por um evento difícil na sua vida.
Alguns exemplos de crenças limitantes negativas podem ajudar você a identificar um trauma, veja alguns exemplos:
-
Não sirvo para nada
-
Não sou suficientemente bom
-
Não tenho valor
-
Sou burro
-
Sou insignificante
-
Mereço morrer
-
Sou inadequado
-
Não posso falhar
-
Sou culpado
-
Não posso confiar em ninguém
-
Não posso me proteger
-
Estou em perigo
-
Não tenho controle
-
Não posso fazer nada
-
Sou fraco
-
Não posso conseguir o que eu quero
-
Tenho que ser perfeito
-
Estrago tudo
Como superar?
Existem muitas abordagens para tratar medos aparentemente irracionais, mas a Terapia EMDR é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma das técnicas mais eficazes para curar traumas e suas consequências. A Terapia EMDR ajuda a mudar a percepção das memórias que ficaram presas nas redes neuronais, restaurando sua funcionalidade. Isso libera a pessoa para poder desempenhar suas atividades de forma livre e intencional.
Agendamento de consulta
Psicóloga Daniela Knapp
CRP 08/16950
Contatos:
Cel (41) 9 9944-9346
Endereço Consultório
Av. Cândido Hartmann, 570 - Bigorrilho. Sala 143